Tema Geral

          O ano de 2014 representará um importante marco para o campo da Ciência Política, especialmente para o Brasil. Para além dos 100 anos da Primeira Guerra Mundial e dos 150 anos do início da Guerra do Paraguai, serão relembrados a construção e promulgação da Constituição de 1934, os 50 anos do Golpe Militar de 1964, 20 anos da Reforma do Estado proposta e articulada pelo então Ministro na Administração e Reforma do Estado Luiz Carlos Bresser-Pereira, assim como a realização de mais uma eleição para os cargos do executivo e legislativo em âmbito estadual e federal.
         Considerando este cenário, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) tem como objetivo, por meio da II Semana de Pós-Graduação em Ciência Política, contribuir com o aumento dos espaços de debate e estreitamento das relações entre alunos dos diversos programas de pós-graduações, principalmente do estado de São Paulo, oferecendo espaço para apresentação e discussão de suas pesquisas. Pretende-se também oferecer um novo espaço para reflexão crítica sobre teoria e pensamento político no âmbito acadêmico da Ciência Política brasileira e internacional. A Semana deverá ser realizada anualmente, tornando-se parte do calendário acadêmico do curso de Ciência Política.
A II SPCP terá como objetivo ressaltar a importância das dimensões teóricas e empíricas das áreas subjacentes da Ciência Política e promover as conexões entre os pesquisadores trazendo como título “Repensando a trajetória do Estado brasileiro”.
         O Estado Brasileiro desde sua formação até os dias atuais passou por vários processos significativos de mudanças. Essa constatação óbvia não retira dos pesquisadores das Ciências Sociais, em especial daqueles da Ciência Política, a difícil – porém necessária – tarefa de compreender a trajetória das suas Instituições Políticas, Formas de Governo, bem como da Cultura Política e dos Espaços de Participação na arena estatal. Esse complexo trabalho, por sua vez, é importante para ressaltar e apreender quais as continuidades e rupturas inerentes ao processo de Formação, Construção e Amadurecimento do Estado Brasileiro. A busca pelo entendimento desta trajetória é fundamental e necessária tanto para revermos e analisarmos alguns dilemas clássicos da Ciência Política Brasileira, quanto para refletirmos sobre questões atuais circunscritas ao Campo da Ciência Política.
       Neste sentido a II Semana de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos propõe a realização de um evento síntese, que será capaz de reunir sob um mesmo registro uma gama significativa de discussões, debates e intercâmbios de ideias vinculadas com a necessidade de problematizar e/ou esclarecer uma série de questões sobre o Estado Brasileiro em seus diferentes momentos e conjecturas. Esta iniciativa oferecerá aos estudantes de Ciências Sociais, em especial àqueles de Ciência Política, a possibilidade de revisitar a densa temática da Trajetória do Estado Brasileiro, proporcionando-lhes um arsenal teórico-interpretativo capaz de auxiliar na complexa e árdua tarefa de compreender e analisar a construção e o desenvolvimento de nossas Instituições Políticas, de nossa Cultura Política, de nossas Formas de Governo e de nossos Espaços Vinculados ao Exercício da Cidadania no Brasil, apontando para as possibilidades que se projetam para a natureza e o papel do Estado neste processo.